Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Sobre peixes e a vida

Que relação pode ter a frase de Kierkegaard e a curiosidade reproduzida abaixo?

"A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para a frente." (Soren Kierkegaard)

Um peixe de água salgada vive na água doce? E um peixe de água doce, vive em água salgada? Não. Os líquidos que circulam no corpo do peixe de água salgada têm aproximadamente a mesma quantidade de sais da água do mar. Se o peixe for colocado em água doce, a concentração de líquidos de seu corpo será maior que a do ambiente. O peixe absorverá água e não terá como eliminá-la, porque seu rim é pouco desenvolvido. Ele inchará e poderá explodir. Se um peixe de água doce for colocado no mar, a concentração de líquidos de seu corpo será bem menor que a da água e ele perderá líquido até ficar desidratado.
Fonte: http://guiadoscuriosos.ig.com.br/

















Maneira estranha de começar um post... Mas o que me ocorre para esse texto é exatamente a ideia de que não temos respostas para tantas coisas. Sequer sabemos o que perguntar, na maioria das vezes. Aliás, não originalidade no que estou dizendo. Alguém já viu isso na TV. A grande verdade é que isso é algo sobre que precisamos refletir. Somos peixes muitas vezes fora do nosso ambiente, mesmo que dentro da água. Como homens, como podemos nos adaptar às circunstâncias vorazes que nos cercam na sociedade moderna?
Crescemos com o que vivemos. O passado nos importa tanto quanto o presente e o futuro. O pensamento de Kierkegaard é magistral.
"Esse filósofo dinamarquês foi quem estabeleceu uma conexão entre Hegel e o futuro existencialismo. Além de rejeitar Hegel, ele abordou situações relacionadas à natureza da fé, à instituição da fé e da ética cristãs bem como à teologia. Por causa disso, sua obra é, algumas vezes, caracterizada como existencialismo cristão, em oposição ao existencialismo de Jean-Paul Sartre ou ao proto-existencialismo de Friedrich Nietzsche, ambos derivados de uma forte base ateística." (Fonte: adaptação de texto da Wikipedia)
Pois isso torna o pensamento de Kierkegaard mais interessante ainda. Professa o respeito ao passado e projeta a esperança. E a esperança nada mais é do que a maior prova de fé que qualquer pessoa pode ter. É crer naquilo que ainda não é real, no que pode simplesmente vir a ser. Para sobrevivermos nesse mundo voraz é preciso que nos adaptemos às circunstâncias e isso não é fácil sem que tenhamos uma força maior como referência de apoio.
Crer em Deus ou em qualquer outra força superior de nome diferente que Ele tenha é algo assim: uma manifestação de esperança.

3 comentários:

  1. Olá Professor! Que bom nos contemplar com sua fabulosa arte de escrever e nos levar a viajar pelo "mundo" das palavras. De uma olhadinha no meu BLOG: http://rochapedagogo.blogspot.com/ Ficarei muito feliz com sua visita e comentário!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e pelo comentário. Quanto à "fabulosa arte de escrever", não é bem assim. Sou apenas um escravo das palavras que, inexoráveis, obrigam-me a adorá-las. O que faço, acima de tudo, com prazer. O espaço virtual acaba sendo uma maneira interessante de expressão e um aliado na condição de consistir amizades.

    ResponderExcluir
  3. Hey EDN,

    Texto sublime!

    O Rafael não exagerou em seu comentário.

    ResponderExcluir