Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Um caminho

A poesia manifesta-se de várias maneiras. Publico, a pedido de um aluno meu e para incentivá-lo, alguns poemas de sua autoria neste post. Devanil, aluno do 2º Período da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Dora Silva.
A poesia do Devanil é de muita sensibilidade. Procurei fazer o mínimo de correções nos seus textos, respeitando ao máximo a sintaxe adotada por ele. Se considerarmos a norma culta, provavelmente muitos erros serão encontrados. Mas não é esse o objetivo deste post. Como coloquei no início, a poesia manifesta-se de várias maneiras. E é exatamente isso que os textos do Devanil nos proporciona: a oportunidade de perceber o lirismo evidente em seus versos.
Acredito que o Devanil, através de sua poesia, poderá desenvolver outras competências linguísticas e certamente o conhecimento da norma gramatical será uma delas, talvez a menos importante em sua vida. A mais importante competência linguística é a capacidade de expressar os seus sentimentos, sua percepção de mundo, de forma espontânea, muito mais essencial que o conhecimento da norma culta pura, sem aplicação prática. Suas poesias são um caminho...
Alguns de seus poemas não têm título. Faço então como fizeram com o Pessoa: o primeiro verso é o título do texto.
Vamos aos textos...



“Busquei por milhares de vezes...”


Busquei por milhares de vezes
palavras para expressar o quanto te amo
mas palavras exalam um som bonito
mas se perdem no ar
flores são lindas
mas murcham e as pétalas caem com o tempo
as estrelas sim seriam o ideal
mas como te dar elas
se você é a estrela que me dá direção e força
para que eu possa ir em busca do presente perfeito
para lhe dar
foi aí então que encontrei um livro velho com páginas em branco
pois sabia que você é uma excelente escritora
e ainda sei que você é capaz de escrever a nossa história
com paixão, ternura, cumplicidade
e por isso descobrir que a minha maior prova de amor
foi o meu coração, o meu caminho
para que eu possa te fazer feliz por toda a eternidade
e todas as outras vidas serei seu e você será minha.



“Fúria de amar (reflexões em torrentes do coração)”

Teria eu simplesmente amor à vida de tal maneira que de tantos sonhos não conseguiria viver a realidade. Mas que realidade é essa que só me faz sofrer por me sentir sozinho talvez porque vivo buscando o que não tem busca ou seria talvez o meu coração que está transbordando de sentimentos gritando ou até mesmo sentindo uma saudade nostálgica? Pois me sinto sozinho em meio à multidão e tendo como o meu maior aliado o silêncio que é banhado por lágrimas, por ter tantas feridas, pois as feridas do corpo cicatrizam, mas as feridas da alma talvez nem em um século vão cicatrizar, porque essas feridas não são de um tapa ou mesmo de uma queda, mas sim de palavras e feitos que não têm cura pois pessoas não machucam pessoas mas as palavras deixam marcas que vão pela eternidade. Pois mais vale a tristeza de uma queda que a derrota de nunca ter tentado ser feliz. E porque na caminhada que fazemos seria muito imprescindível conquistar seu lugar. Então continuo minha caminhada, caindo, me levantando para caminhar de novo, mas vou amar e ser feliz e poder dizer que valeu a pena até o dia em que devem fechar meus olhos, mas mesmo assim eu teria deixado a semente plantada e bem regada.



“Ser amigo”


Ser amigo não é apenas arte para muitos
mas sim para pessoas iluminadas
que não se julgam a mais ou a menos.
É saber dizer o sim e ao mesmo tempo um não
É saber sorrir não porque você conseguiu
mas sim por descobrir o quanto você é capaz.
E brilhar no meio de muitos
e não se deixar apagar por comentários de terceiros
e encontrar forças para estar sempre brilhando
e se transformar em uma águia
para sempre estar buscando novos horizontes.
Mas, acima disso tudo
DEUS sempre caminhando
com tudo em sua vida.




“O olhar de um egoísta”



Procurei em mil lugares
te encontrar para que
eu fosse feliz mas me
esquecendo que todos os
dias e a todo momento
você estava comigo mas
eu estava tão cego com a
minha verdade e o meu
egoísmo já tinha me
esquecido que você se
manifesta em todos os
seres vivos nas formas
mais sublimes da humildade:
o mais o que seria essa forma
em um sorriso de uma criança
na leveza do voo dos pássaros
ou até mesmo na fina e inacessível
brisa que sopra para refrescar
sua pele como se estivesse massageando
você com um véu de seda do campo.
Pois ele se faz ver a todo momento
e mais e mostra que você
precisa perder esse egoísmo para
poder ver que ele tá em tudo
te amando, respeitando e sem
cobrar de você
estou aqui




2 comentários:

  1. Meus parabéns para o Devanil e, como o editor do Poetopias bem definiu: poemas com muita sensibilidade.

    Continue neste caminho, Devanil, você é fera!

    Você tem razão, EDN, se hoje eu encontro mais facilidades para escrever e observar as normas gramaticais da Língua Portuguesa, tudo começou a partir de um poeminha escrito em caderno de arame amarrotado, que falava sobre a vida e luta de Nelson Madela e que mostrei a você.

    "Do you remember?"

    ResponderExcluir
  2. Grande amigo, é claro que me lembro do talentosíssimo e bem-humorado aluno/mestre atleticano que ilustrava meus cadernos e compartilhava comigo seus poemas (muitos deles registrados nos meus cadernos verdes, nas folhas amarelas, nos papéis de pão e outros).
    O incentivo ao Devanil é muito válido e espero que ele possa desenvolver o seu talento.

    ResponderExcluir